Angelo Gabriel

Angelo Gabriel

Ecos, 2023
Modelagem em argila e esmaltação
35 x 24 x 15 cm

Angelo Gabriel

Silêncio, 2023
Modelagem em argila e esmaltação
18 x 16x 13 cm

Angelo Gabriel

Ascendência, 2023
Modelagem em argila e esmaltação
29 x 16 x 12 cm

Angelo Gabriel

Jazziando, 2023
Modelagem em argila e esmaltação
24 x 18 x 15 cm

Angelo Gabriel

Descobrimento, 2023
Modelagem em argila e esmaltação
18 x 20 x 13 cm

Angelo Gabriel

Demoalegre, 2023
Modelagem em argila e esmaltação
20 x 14 x 15 cm

Meu Processo Artístico

Pra essa exposição planejei 5-7 peças com os elementos de rosto, mão e cabelos. Construí minha narrativa de crescimento humano e artístico através da expressão do rosto e a posição que as mãos vão assumindo; da tenção de autodestruição à alegria de compreender e passar por essa fase da vida.
Meu processo é simples, vou pro barro sem muito planejar. Experencio a conversa e dela surgem essas entidades artísticas que a mim se apresentam. E muita fé, que é o meu motor. A fé de que o que eu faço não é pra mim, não apenas para me agradar e não gloria pessoal. Eu faço arte com a pretensão de alguma forma tocar os meus irmãos, essa é minha fé. Eu não nada específico, apenas que sejam tocados por aquilo que surgiu através de mim.
Esse desejo de propagar alguma forma de amor através do que faço não se resume a essa forma de criação. Além das outras utilizo a música, que é minha formação. Preciso notar isso pois há uma costura que preciso fazer para me sentir completo como artista: a de ligar uma melodia a cada peça, como sendo uma única coisa. E assim vou fazer: da linha de perfil de cada rosto, pegarei esse desenho e colocarei em uma pauta musical. Disso vou compor uma pequena música para cada rosto, pois cada um têm sua melodia. Dos contornos das peças a partir de uma foto tirada de frente e de lado pegarei as linhas até o centro da peças e encaixarei no pentagrama da extensão da viola (que é o violino maior e grave, não um tipo de violão).
E assim é minha proposta de trabalho e pesquisa que pretendo seguir enquanto for vivo, pois não seria capaz de subsistir sem expressas essas artes.

Angelo Gabriel

Angelo Gabriel Silva Tavares, 05/03/1998, Santana do Livramento. Vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil.

Meu nome é Angelo Gabriel, trabalho com barro e música; exploro e pesquiso a costura entre essas e demais artes. Busco a construção de peças que possuam suas músicas e performances. Estou no fim do bacharelado em música e entrei em contato com a argila em 2016 com o mestre Jorge Becker, onde aprendi o básico e tive contato com a beleza da simplicidade, apesar de não ter exatamente seguido. Mais tarde tive contato com a Joyce Ramos onde me aprofundei nos misterios da argila e da vida e, por fim, no segundo semestre letivo de 2022 tive contato com o mestre Rodrigo Nunes onde descobri minha profissão e caminho de vida como escultor, musico e ceramista.

Contatos
Instagram: angelo_gabriel_st