CoCatalogação

A catalogação de um acervo de artista é um processo crucial para preservar e organizar adequadamente as obras, e o envolvimento do artista nesse processo traz uma compreensão mais profunda e uma perspectiva única sobre suas criações.

A CoCatalogação é uma modalidade desenvolvida pelo Acervo Vivo em que a catalogação é feita em parceria com o artista. Não se trata de catalogar pelo artista, mas com o artista.

A participação ativa do artista na catalogação é fundamental.

Como a CoCatalogação funciona?

Definimos um escopo para a catalogação

Definição de Horas: Após uma reunião, você define quantas horas pode contratar por mês considerando o tamanho do seu acervo e estágio de organização atual.
.
Compartilhamento Digital: Você envia digitalmente os materiais sobre seus trabalhos e trajetória em uma pasta na nuvem (fotos, convites de exposições, currículo).
.
Etapa do Arrolamento: Organização inicial do acervo por nossa equipe.

Iniciamos a catalogação

Catalogaremos as obras, os materiais das exposições e criaremos o Catálogo Vivo.
.
Fichas para Conferência: Enviamos fichas para que você forneça informações adicionais sobre os trabalhos (título, ano, técnica, dimensões, etc.).
.
Atualização do Currículo: Durante o processo, vamos atualizando seu currículo de artista e vamos associando as obras com as exposições. Serão criadas pastas para cada evento.

Documentação e Salvaguarda

Ativos da catalogação:São gerados vários materiais de apoio ao dia-a-dia do atelier, como as Fichas rápidas e os Certificados de Autenticidade.
.
.Compartilhamento: todos os materiais organizados e criados vão sendo disponibilizados para você usar como achar melhor.
.
Publicação do acervo: o acervo será publicado na plataforma Tainacan no espaço escolhido (site próprio ou dentro do Acervo Vivo).

Pontos a serem observados durante a catalogação em conjunto com o artista, a CoCatalogação:

  • Comunicação aberta: Estabelecer um diálogo claro e aberto com o artista reconhecendo a importância da catalogação para a preservação e promoção das obras do artista e como sua contribuição é valiosa nesse processo.
  • Definição de objetivos: Juntamente com o artista, traçar os objetivos da catalogação. Discutir quais informações são relevantes para cada obra e como elas devem ser organizadas. Isso pode incluir informações técnicas, históricas, conceituais, contextuais e qualquer outra informação pertinente.
  • Personalização do processo: Adaptar o processo de catalogação para atender às preferências e necessidades do artista. Isso pode envolver a criação de categorias específicas ou o uso de linguagem e terminologia que façam sentido para o artista.
  • Registro detalhado: Garantir que todas as informações relevantes sejam registradas de forma clara e precisa. Isso pode incluir detalhes técnicos sobre as obras, tais como dimensões, materiais utilizados, técnicas empregadas, além de informações históricas, como datas de criação e eventos relacionados.
  • Colaboração contínua: Manter um diálogo constante com o artista durante todo o processo de catalogação. Isso permitirá esclarecer dúvidas, receber feedback e garantir que as informações estejam sendo capturadas de acordo com a visão e intenção do artista.
  • Flexibilidade: Ser flexível na organização e classificação das obras de arte. Estimular que o artista participe na definição de categorias ou na elaboração de uma classificação que faça sentido para ele. Isso pode tornar o processo de catalogação mais intuitivo e facilitar a navegação pelo acervo.
  • Documentação visual: Ser flexível na organização e classificação das obras de arte. Estimular que o artista participe na definição de categorias ou na elaboração de uma classificação que faça sentido para ele. Isso pode tornar o processo de catalogação mais intuitivo e facilitar a navegação pelo acervo.

.Definição de Horas Mensais: Você estabelece de um número máximo de horas de trabalho por mês. Nos três ou quatro primeiros meses o trabalho é mais intenso, então pode definir um número um pouco maior do que nos meses seguintes. E, à medida que entramos na fase de manutenção, apenas, da catalogação, o o número de horas diminui muito, só será cobrado o que for usado.
.Duração do Processo: O andamento e duração dependem da sua disponibilidade para nos fornecer informações e o número de horas que você contratar por mês.
.Mensalidade da plataforma: Na catalogação, seus trabalhos podem, ou não, ser publicados em uma plataforma digital. Para o uso e atualização dos dados nesta plataforma de catalogação no site Acervo Vivo há uma mensalidade cobrada anualmente no cartão de crédito.

Marque sua primeira reunião e nos conte as suas questões do dia-a-dia com seu acervo

Não se preocupe, não vamos ficar com aquelas ações de telemarketing detestáveis se você decidir pensar depois da primeira reunião.