Ecomuseu Urbano (Cláudia Zanatta e Vado Vergara)

Ecomuseu Urbano (Cláudia Zanatta e Vado Vergara)

Avesso, 2023
Compacto de cerâmica vitrificada em baixa temperatura com palavras gravadas em baixo relevo
12 círculos em cerâmica vitrificados em baixa temperatura
Bloco de argila terracota crua 
Plástico bolha
Toca discos com caixas de som
Círculo de madeira 
Terra

Ecomuseu Urbano, incursão existencial de Cláudia Zanatta e Vado Vergara, no trabalho Avesso propõe uma instalação como organismo vivo na qual a cerâmica, entre elementos orgânicos, inorgânicos e sintéticos, convive no contemporâneo em meio aos dispositivos tecnológicos com obsolescência programada que circulam no ambiente. Em silêncio, um compacto de cerâmica gira três nomes de árvores plantadas em praças de Porto Alegre pelo Ecomuseu UrbanoCaneleira ferrugemGuatambu branco e Timbaúva. As palavras, embaralhadas em um movimento sem início ou fim, giram gravadas na cerâmica enquanto as antigas engrenagens do corpo-maquínico persistem, ou até que desistam, encerrando seu ciclo ao se entregar à terra sobre a qual repousam. Desta terra surge a possibilidade de um plantio no jardim.

Ecomuseu Urbano (Cláudia Zanatta e Vado Vergara)

Cláudia Zanatta – Artista. Professora do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS, onde atua no Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais – Universidad Politénica de Valencia (Espanha) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (co-tutela).É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Número ORCID: 000-0003-1312-6203

Vado Vergara – é artista visual formado em Produção Audiovisual pela PUC-RS e Mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes, PPGAV, da UFRGS, 2023. Desenvolve pesquisa voltada à arte contemporânea e cidade e participa do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Participou de exposições coletivas e individuais, seus trabalhos já foram premiados e circularam por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, museus, galerias e mostras de cinema e vídeo arte. Em 2019, Vado Vergara recebeu o prêmio “Lawrence Kasdan Award for Best Narrative Film”, (Oscar® Award Qualifying), no 57º Ann Arbor Film Festival, festival mais antigo de filmes experimentais e de vanguarda da América do Norte. Vado Vergara também recebeu o prêmio de MELHOR DIREÇÃO no FestUni do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

contatos