Conceitos

Catalogar é desacomodar

O deslocamento de que trato, aqui, não tem grandes pretensões, talvez não exista separação de termos catálogo e catalogação, ou entre a documentação (Arquivo de atelier), a narrativa sobre as obras e os processos de catalogação no atelier. Entendo o deslocamento como uma desacomodação. Convido para nos deslocarmos, a todos, para ver o processo da…

Continue lendo

Catalogação básica

Aqui estão alguns passos básicos que podem ajudar na catalogação do seu trabalho, clique na seta para baixo para ir acompanhando cada um. Coleta de informações Reúna o máximo de informações possíveis sobre a obra de arte. Isso pode incluir o título, a data de criação, a técnica utilizada, as dimensões, o suporte (tela, papel,…

Continue lendo

A responsabilidade do artista

A catalogação é responsabilidade do artista (TEJO et al., 2018), mas é fácil observar a catalogação sendo vista como uma série de tarefas objetivas e individualizadas – considerada como uma atividade pontual e burocrática – que desviam o artista de sua subjetividade. Ele pode dividir a tarefa com um assistente, com uma galeria, mas ainda…

Continue lendo

O que circula é a informação sobre a obra

O catálogo é uma das ferramentas do ethos do artista em seu atelier. As informações que o compõem (principalmente a Ficha técnica) são necessárias a cada relacionamento que o artista venha a estabelecer com qualquer um dos atores do ecossistema da arte. Devido aos fluxos e movimentos deste ecossistema, o que circula, mais do que…

Continue lendo

Catálogo Raisonné Online

O Catálogo raisonné é uma forma de inventário, não só as obras do artista e seus dados, como do histórico destas em exposições e outrosdocumentos que comprovem sua originalidade. (veja mais sobre isto no post Tipos de Catálogos) Propomos o Acervo Vivo em seu deslocamento metaprocessual: um catálogo raisonné online em que se armazenam e…

Continue lendo

Momentos da CoCatalogação

Estes são os 6 grandes blocos da CoCatalogação com o Acervo Vivo, clique em cada um deles para saber mais detalhes: Separamos em Momentos da CoCatalogação, mas é apenas para ficar mais clara a explicação. Como todo bom projeto de Design estratégico experimental, não há etapas. Seguimos, de acordo com nossos valores (Zelo, Meticulosidade e…

Continue lendo

Textos publicados

Textos de participações em eventos de Design e Arte Diálogos em Design CADERNO DE RESUMOS E ENSAIOS [CURTOS]: DIÁLOGOS EM DESIGN – EDIÇÃO I/2022 – pag. 121link para o caderno [resumo expandido] DO CATÁLOGO AO ACERVO VIVO DE UM ARTISTA: uma experimentação pelo Design Estratégico Do catálogo ao acervo vivo Seminário de Pesquisa em Artes…

Continue lendo

Bio e Declaração do artista

Ao se apresentar, o artista enfrenta diferentes solicitações na escrita. Um currículo, uma bio, uma declaração (ou statement), ou todas juntas, quando o currículo é bem elaborado. A bio abre o currículo, e apresenta, de forma sucinta, a trajetória do artista. Faz sentido pensar nela como se fosse um texto que você entrega a alguém…

Continue lendo

Organizar o arquivo de atelier

Segundo o Artists’ Studio Archives (AMROSE-SMITH et al., 2016), um arquivo de atelier (físico ou virtual) é formado pelos documentos que evidenciam o trabalho como artista, tais como: antigos sketchbooks, fotografias e vídeos do trabalho, e-mails ou outras correspondências com galerias, colecionadores, museus. Também podem fazer parte os registros financeiros de vendas ou de materiais…

Continue lendo

Tipos de Catálogos

Na sequência, cada um dos termos relativos às coletâneas de informações sobre as obras de arte, será abordado[1] sem a intenção de exaurir o assunto, mas de tornar claros estes termos utilizados na pesquisa, e de evidenciar que a palavra catálogo é utilizada como sinônimo de outras apresentadas abaixo, ficando, desta forma, exposta a uma…

Continue lendo