Guilherme Lemos

Guilherme Lemos

L?b?cifer (Portador dos Chifres), 2023
Cerâmica sobre vidrados diversos
21 x 11,5 x 4 cm

L?B?CIFER

Iwo Ti Nrù (Portador dos Chifres) é um Deus da Fertilidade, Prosperidade e Proteção, cultuado na Nigéria, pelos Nagô (povo Yorubá) da África Ocidental. Seus rituais eram feitos nas florestas Nigeriana. Por ser um deus muito querido pelo povo Nagô, seu culto acompanhou a diáspora do povo Nagô para a Europa e Ásia, seu culto se difundiu principalmente entre o Império Romano que o chamavam de Cornu Vexillifer e na China ficou conhecido como L?b?cifer ou L?b? Sh?u (Portador dos Chifres), por conta de seus feitiços de prosperidade e proteção que agradavam muito os seus beneficiados. L?b?cifer não aceita sacrifícios animais ou humanos, e nenhum chifre de um animal vivo deve ser cortado em seu nome, apenas chifres de animais que morreram naturalmente.
Entre as tradições preservadas até hoje, foram as confecções de máscaras de madeira ou cerâmica com chifres e sem olhos penduradas nas casas para atrair proteção e prosperidade para as famílias e chifres de cerâmicas pintados de verde e recheados com sementes que devem ficar perto ou debaixo da cama para conceder fertilidade.
Com a escravização dos povos africanos, o culto à L?b?cifer, veio para o Brasil e foi chamado de Iwoficerè, onde os escravizados faziam chifres de barro que eram preenchidos com amendoim, pimenta moída e óleo de dendê, sendo usado como amuleto de proteção em quilombos e senzalas. Atualmente, Iwociferè é cultuado no Brasil, como um exú que trouxe a liberdade para seu povo, lhe concedendo proteção e prosperidade.

Guilherme Lemos

Guilherme Lemos, 1994. Alvorada, RS – Brasil.
Trabalha em Porto Alegre e vive em Alvorada.
Desenvolve trabalhos em cerâmicas, esculturas com materiais reciclados e intervenções urbanas. Explora as questões da criação de espaços de arte em ambientes periféricos. Graduando em Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS.
Crio histórias de fantasia e magia há pelo menos 15 anos com inspirações de mitologias e folclore do mundo todo, as aulas de cerâmica me proporcionaram tanto criar tridimensionalmente peças de alguns seres, quanto criar seres em cerâmicas e colocar em minhas histórias. E assim eu criei L?b?cifer, que foi uma peça que gostei
tanto de fazer, que criei uma história de origem dentro do universo do meus contos.
Apesar das referências que usei de povos e lugares reais, a história desse deus é completamente ficcional.

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