Leila Knijnik

Leila Knijnik, 1956, Santo Ângelo/ RS. Artista visual, vive e trabalha em Porto Alegre. Sua prática artística abrange pintura acrílica e escultura, utilizando telas tramadas, arames metálicos e outros materiais. Iniciou sua trajetória com as séries “Cores e Formas” e “Projetos Possíveis”, que ampliam formas geométricas e abstrações de plantas-baixas, ressignificando sua formação como engenheira civil.
Atualmente, concentra sua pesquisa na série “O Feminino”, abordando questões relacionadas à repressão da mulher e sua relação com o vestir, com foco no uso dos corseletes. Ao longo do tempo, construiu sua formação artística de forma autônoma, recebendo orientação de artistas renomados como Lou Borghetti e Fernando Baril, além de frequentar aulas de pintura e escultura ministradas pela artista Bina Monteiro.
Em 2022, realizou uma exposição individual intitulada “O Corselete” na AJURIS, em Porto Alegre. E no período entre 2020 e 2023, Leila participou de exposições em instituições públicas em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Gramado e Criciúma, com curadorias de Ana Zavadil e Anaurelino Corrêa.