Martina Nickel

Martina Nickel

Wut, 2023
Cerâmica
18 x 20 x 17 cm

Martina Nickel

Ohr, 2023
Cerâmica
19 x 30 x 37 cm

O contato com o barro é um diálogo em que ele estabelece os seus limites e as suas potências. Essa conversa sensível é também um agente do movimento, ele se modifica ao longo do processo e dita o seu tempo, quando a secagem é lenta ele pede tempo e te move para uma nova criação, quando a secagem é rápida te exige ação e decisão. Pessoalmente, me sinto impulsionada por esse material, me movimenta ao fazer, carrego comigo ideias, referências de formas, figuras e esboços que em contato com essa técnica me movem à prática da experimentação.
Escritos, esboços, traços e imagens, assim como metáforas, sensações e expressões, surgem como guias para os primeiros passos da construção de seres ficcionais que se fundamentam da fusão de elementos da fauna, flora e do homem, trazendo inúmeras cargas simbólicas para minha produção artística. Constituindo um pensamento de união desses símbolos, os seres manifestam saberes, aproximando suas essências, averiguando a presença de si no outro e do outro em si.
No meu processo de criação, não tenho um projeto pré-definido para cada ser em relação ao seu resultado final, eles se desenvolvem com o processo, por isso a cerâmica se torna tão interessante, ela participa dessa dinâmica com as suas próprias características. Depois de passar por todas as etapas: modelagem, secagem e queima, essas criaturas então despertam de mundos desconhecidos, trazendo consigo um imaginário latente de possibilidades. Assim surge a possibilidade da manifestação criativa. Na potência do imaginário reside a fantasia transformadora que dissipa a diferença entre os seres vivos e os seres ficcionais, o que é sonhado e construído na ficção reflete e transforma a realidade. Os sentidos se transformam nos sonhos, nas metáforas, nas alegorias e sensações. Dentro da imensidão do universo ficcional, encontra-se a liberdade de criação.

Martina Nickel

Martina Nickel, 1992, Porto Alegre, Brasil. Vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil.

Martina Nickel trabalha com cerâmica, escultura, pintura e gravura. Desenvolve um trabalho diverso, transitando entre variadas formas de expressão. A sua produção artística se constitui através de um inventário ficcional, seres e narrativas que carregam mensagens para o homem, impregnadas de referências da animalidade e da natureza. Para constituir esse universo mescla texturas, sensações e formas para a criação de criaturas fantásticas. É graduanda em artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

contatos
Instagram: martinamnickel