
Relacionamentos, 2020
Cerâmica, vidro e madeira
72 x 38 x 3,5 cm

Obra “Aconchego”:
As peças são feitas em duplas, com formas orgânicas, que se apoiam, que dependem uma da outra ao desafiar o equilíbrio instável da Física e, ao mesmo, tempo remetem à fragilidade dos relacionamentos.
Obra ‘”Relacionamentos”
A partir destas duas peças, comecei a imaginar várias delas, batento uma nas outras, fazendo o questionamento a respeito das questões essencias da vida. O amor, a amizade, enquanto em equilíbrio, e a morte quando uma peça quebra. Comecei compor as peças em vestidos, com vários elementos soltos, o que me instigou a criar montagens com as quais as pessoas pudessem interagir. Resultaram assim, as cortinas, pelas quais as pessoas atravessam, sentindo a textura cerâmica e ouvindo os sons que emitem ao tocar umas nas outras.. E o principal, o questionamento: Elas quebram?
Juntando equilíbrio físico e espaço sensorial na exposição “Em um só corpo”, a interatividade poderá mexer com o imaginário das pessoas. É um quadro com peças em diferentes tamanhos e espessuras, entre dois vidros. A ideia é de que as pessoas mexam, mudando as peças e surgindo, assim, novas formas a cada interferência.

SorayaTeresa de Lemos Girotto, 1958, Vacaria/RS/BR. Vivo e trabalha em Porto Alegre/RS/BR.
Nome artístico: Soraya Girotto.
Trabalho com cerâmica, desde 2005.
Com formas orgânicas, represento o ser, nas suas fragilidades e temporalidade dos relacionamentos. Assim acontece tanto na obra “Aconchego”, onde duas peças permanecem em pé, num equilíbrio instável, uma dependendo do outra. Tanto na série “Relacionamentos”, em que elas estão penduradas, batendo entre si.
contatos
Instagram: sorayagirotto
e-mail: sgirotto@terra.com.br