Pronto para adicionar sua primeira (ou próxima!) obra ao Acervo Vivo? Ótimo! Este é o coração da plataforma: registrar seus trabalhos para ter tudo organizado e acessível.
Não se preocupe, vamos te guiar passo a passo neste processo, desde o clique inicial até ter as informações básicas e a foto principal da sua obra salvas.
Iniciando a Catalogação: O Botão Mágico + Novo Trabalho
Para começar a registrar uma nova obra, você encontrará o botão + Novo Trabalho em dois lugares principais na plataforma: Menu Trabalhos nas páginas “Fichas detalhadas” ou “Rascunhos para Revisão”
Nas dua há o botão + Novo Trabalho.

Nosso Passo a Passo (seguindo pela página “Fichas detalhadas”):
Passo 1: Clique em + Novo Trabalho
Vá até o menu “Trabalhos”, página “Fichas detalhadas” na plataforma.
Localize e clique no botão + Novo Trabalho.
Passo 2: Preencha as Informações Iniciais
Em seguida, uma pequena janela (ou tela) vai aparecer, solicitando algumas informações básicas e iniciais sobre a obra que você está adicionando.

Atenção: Todas as informações pedidas nesta etapa inicial são obrigatórias para criar o registro da obra, apenas as Dimensões podem ser deixadas para outro momento.
Após preencher tudo, clique no botão “Salvar e acrescentar os detalhes na próxima tela”.
Passo 3: Adicionando a Imagem Principal
Clicar em “Salvar” vai te levar para a Ficha Técnica completa da obra (em modo de Rascunho).
Agora, logo surge a tela com a guia da Ficha técnica com o botão + Imagem Principal.

Clique neste botão + Imagem Principal.
Uma nova tela ou janela aparecerá, mostrando informações sobre o envio (upload) do arquivo de imagem. Procure por um botão com um sinal de “+” (mais) ou algo como “Selecionar Arquivo”.

Clique neste botão “+”.
No Celular/Tablet: O aparelho vai te perguntar de onde você quer pegar a foto (Ex: “Câmera”, “Fototeca”, “Arquivos”, etc.). Escolha a opção desejada e selecione a foto da sua obra.
No Computador: Uma janela do seu sistema operacional se abrirá para você navegar pelas suas pastas e selecionar o arquivo de imagem da sua obra.
Após selecionar a imagem, clicque no botão de confirmação (pode ser “+ Confirmar”, “Abrir”, “OK”, etc.).
Fique de olho no botão: Você notará que ele mudará para indicar que a imagem está sendo processada ou enviada (pode aparecer um ícone de carregamento ou a palavra “Processando…”).

Crédito da fotografia: você pode acrescentar o Crédito ao fotógrafo (se a foto tiver sido feita por um fotógrafo profissional)
Aguarde um pouquinho! Surgirá esta caixa laranja informando que o processamento iniciou. Você pode continuar catalogando outros detalhes do Trabalho, como o Passo 4, por exemplo.

Passo 4: Imagem Adicionada e Próximos Passos
Assim que o processamento da imagem for concluído, você verá uma miniatura da imagem principal que acabou de adicionar! Enquanto isso, nos bastidores, a plataforma está salvando essa imagem também no seu Google Drive (se você quiser entender melhor como gerenciamos as imagens, veja nosso guia: Lidando com imagens.

Pronto! O registro inicial da sua obra, com os dados básicos e a imagem principal, está feito.
A partir daqui, você pode (e deve!) continuar a preencher os outros campos da Ficha Técnica, adicionando mais detalhes importantes sobre seu trabalho para que sua catalogação fique o mais completa possível. Veja mais em: Detalhes do Trabalho / Editando a Ficha Técnica]